Guerra do golfo
A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait, na região do Golfo Pérsico.
Envolveu também os Estados Unidos e alguns países do Oriente Médio.
Causas
Os motivos começaram, quando o presidente do Iraque, Saddam Hussein, acusou o Kuwait de prejudicar o Iraque no comércio de petróleo, praticando uma política de superextração de petróleo, ou seja, vendendo o produto por um preço muito baixo, e consequentemente prejudicando o Iraque, fazendo com que o país perdesse mercado consumidor e baixando o preço do seu petróleo no mercado internacional. Pra diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária para o governo do Kuwait. O governo não aceitou e não pagou.
Saddam também ressuscitou problemas antigos. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.
Como o Kuwait não pagou a indenização pretendida pelo Iraque e não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo.
O objetivo do Iraque era de anexar seu vizinho Kuwait ao seu território como uma província, de forma a controlar o petróleo kuwaitiano.
A entrada dos EUA
O objetivo do Iraque, de querer controlar o petróleo kuwaitiano, foi uma tentativa sem sucesso.
Os americanos estavam desesperados, pois, com a guerra, o Golfo Pérsico foi fechado e eles perderam seus fornecedores de petróleo: Iraque e Kuwait.
Diante da postura de Saddan, muitas nações, comandadas pelos EUA, se unificaram para tentar mudar esta situação. No dia 28 de agosto de 1990, o Iraque formou 19ª província do Kuwait, aumentando as pressões americanas junto a ONU para que ela consentisse o uso da força.
O desenvolvimento da Guerra
Em 29 de Novembro de 1990, um ataque contra o Iraque foi autorizado pela ONU, e foi estabelecido um prazo para que as tropas iraquianas