tecnologia dos rolamentos
2MC
BRUNO LUIZ DE SOUZA ROLIM
CHRISTIAN FREITAS
GUSTAVO DAMASCENA
INDICE
CONCEITO DE MANCAL COMPONENTES DE UM ROLAMENTO
TIPOS DE ROLAMENTOS E FUNCIONALIDADE
COMO DIFERENCIAR UM ROLAMENTO
CARGAS NUM ROLAMENTO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Conceito de mancal
Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas. Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento e mancais de rolamento.
Mancais de deslizamento - São concavidades nas quais as pontas de um eixo se apóiam. Por exemplo, na figura seguinte, as duas concavidades existentes nos blocos onde as pontas de um eixo se apóiam são mancais de deslizamento. Mancais de rolamento – São aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo ou um bloco, conforme a figura, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.
COMPONENTES DOS ROLAMENTOS
Os principais componentes de um rolamento são resumidamente, os seguintes : - Anel externo
- Anel interno
- Elementos rolamentos
- gaiola ( grade )
O anel externo é o componente que, normalmente, está instalado no alojamento e se encontra estacionária. Em determinadas aplicações, menos freqüentes, pode dar-se o caso de o anel externo ser giratório,como por exemplo, nas rodas dos veículos automóveis.
Quase sempre, o anel externo, o interno funciona como componente estacionário.
Os elementos rolantes são os componentes que separam o anel externo do interno, permitindo o movimento relativo entre eles. Estes componentes podem ser esferas, rolos ou agulhas.
Principais