surdez
Este trabalho tem por objetivo explanar sobre as tecnologias que fazem parte do cotidiano das pessoas surdas ou com perdas auditivas.
Algumas tecnologias tem a intencionalidade de normatizar o surdo, ou seja, para que o surdo tenha uma vida equiparada á vida majoritariamente normal.
Outras tecnologias consideram que o ambiente deve adequar-se a vida do surdo, facilitando seu acesso em muitos aspectos.
Trataremos, portanto, de alguns objetos tecnológicos que fazem parte do cotidiano da comunidade surda.
Palavras-chave: surdez, tecnologia, acessibilidade.
Abstract:
This paper aims to explain the technologies that are part of the daily lives of deaf or hearing loss.
Some technologies have the intention of regulating the deaf, or deaf to have a life equivalent will mostly normal life.
Other technologies consider that the environment must be suited to the life of deaf, facilitating their access in many aspects.
Therefore, we will address some technological objects that are part of everyday life of the deaf community.
Keywords: deafness, technology, accessibility.
Introdução
As pessoas surdas tem sua comunicação comprometida porque a comunidade majoritária de ouvintes e não tem acesso á Língua de Sinais (LIBRAS), que é a língua materna do surdo.
Os surdos têm muitas limitações e estas se evidenciam quando o ambiente não se adequa á dificuldade do surdo, criando barreiras em sua vivência, estas comprometem a qualidade de vida do surdo sem o acesso á comunicação e a informação.
Segundo Strobel (2008, p.51), “Na maioria dos casos, com famílias ouvintes, o problema encontrado para esses sujeitos surdos é a carência de diálogo, entendimento e da falta de noção do que é a cultura surda”, portanto, é de suma relevância o envolvimento da família no processo de convivência e mudança de alguns objetos na casa para o entendimento e acesso da pessoa surda.
1. TECNOLOGIAS PARA O ACESSO DA PESSOA SURDA.
Desde os anos 1.800 a ciência