Linux
Estabilidade
A estabilidade é uma das maiores virtudes do Linux. Sua arquitetura de processos é transparente. O kernel modularizado permite rodar processos com independência o sistema não caia.
Uso de processamento e memória
O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de qualquer máquina, funcionando tanto em máquinas com vários gigabytes de memória como em celulares com poucos kilobytes de capacidade.
Compatibilidade com periféricos
O ambiente reconhece a grande maioria de periféricos. A dificuldade está no acesso às frações de código, e parte dos dispositivos têm suporte de detecção e uso construídos à base de engenharia reversa.
Usabilidade e ambiente gráfico
Estima-se que existam para o Linux cerca de 50 projetos de ambiente gráfico. KDE e GNOME são os destaques. São personalizáveis e bonitos, e possuem uma boa gama de softwares complementares.
Mídia digital
É um velho mito que o Linux não suporta uma série de formatos ou não possui softwares de edição profissional. Existe uma grande variedade de softwares do gênero, e que suportam todos os formatos de vídeo e áudio populares, DVDs, legendas, áudio e vídeo compactados etc.
Internet
O Linux é muito mais seguro e confiável que outras plataformas. O crescimento do Mozilla Firefox e o uso dos padrões Web pelos webdesigners têm sido as maiores contribuições para uma Internet mais íntegra e plural.
Ferramentas de escritório
Existem várias suítes de escritório realmente consolidadas para Linux, compatíveis com os documentos de várias outras ferramentas e com as mesmas funcionalidades.
Jogos e entretenimento
Vários jogos clássicos possuem "remakes" para Linux, e os mais novos podem ser rodados com ferramentas de emulação, que tornam possível que qualquer jogo para Windows seja executado normalmente no Linux.
Processo de instalação
Mesmo sem nunca ter ouvido falar de Linux, um usuário pode instalar um novo sistema completo e funcional em apenas 15