surdez organizacional
Como promover ações efetivas para a solução destes problemas e voltar a ser competitiva no mercado?
Num ambiente empresarial muitos problemas podem se desenrolar ao longo do tempo mas o mais difícil de lidar e que afeta mais sem sombra de dúvidas é o de ordem profissional dos colaboradores.
Por isso recomenda-se focar primeiro na solução do problema I:
“ A Falta de motivação e de reação foram causadas pela deficiência do pessoal para entender como seu trabalho diário fazia parte da implementação da estratégia da Asterix.”
Um colaborador motivado e sabedor da importância de seu trabalho dentro de uma empresa terá maior êxito na inovação de novos produtos, bem como lidará de forma mais eficiente e próxima dos clientes, trazendo resultados mais satisfatórios e a altura da expectativa da estratégia da empresa.
Ou seja, a estratégia para recuperar a competitividade da Asterix passa pela recuperação da motivação de seus colaboradores. Assim será possível cumprir com as prioridades definidas para solucionar os demais problemas.
Nesse sentido definimos abaixo a lista de prioridades para enfrentar o problema I:
1) Ação imediata 1-3 – Despedir aqueles indivíduos que têm atitudes negativas incorrigíveis;
2) Ações em longo prazo 1-1 – Ajudar todos os empregados a entenderem como implementar a estratégia;
3) Ação imediata 1-1 – Ajudar os chefes do Serviço ao Consumidor a entenderem de que forma o trabalho deles implementa a estratégia da empresa;
4) Ação imediata 1-2 – Criar e conceder incentivos positivos e controlar as medidas;
5) Ações em longo prazo 1-2 – Criar e promulgar um “Paradigma de Serviço” para cada um.
Se a Asterix deseja motivar os colaboradores o primeiro passo é fazer uma limpeza, que na maioria das empresas não é realizada de forma correta, ou seja, em muitos ambientes profissionais muitos lideres seguram alguns colaboradores que possuem posturas inadequadas por motivos aleatórios ou mesmo por falta de coragem de agir.
Nesse caso