Trabalho de biologia
UNIDADE TEMÁTICA: RÚIDO
DISCIPLINA:BIOLOGIA
TRABALHO REALIZADO POR:
Índice
Introdução 3
Objetivos 4
Legislação e Normalização 5
Definição de Ruído 6
Principais Causas do Ruído 7
Parâmetros 8
Transmissão do Ruído 9
Avaliação do Ruído 10
Consequências 11
Prevenção e Controlo 13
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
O ruído é um dos agentes físico que gera mais incomodidade. É responsável por conflitos entre pessoas, entre pessoas e empresas, e por causar problemas de saúde e quem lhe está exposto. Podendo em casos mais extremos, mais comuns, causar surdez.
O ruído gerado nos locais de trabalho, denominado por ruído laboral (ou industrial), gera muitas vezes problemas de saúde e em muitos casos causa a surdez profissional.
Em Portugal o número de trabalhadores identificados com doenças profissionais é bastante elevado, sendo a surdez profissional uma das doenças profissionais mais frequentes, embora por vezes difícil de diagnosticar. A dificuldade no diagnóstico deve-se á falta de provas que comprovem a exposição do trabalhador a níveis de ruído elevado no trabalho e que a sua surdez não se deve a outros tipos de ruído (não originados pelo trabalho).
Objetivos
A elaboração deste trabalho, tem como objetivo geral o estudo do Agente Físico Ruído, a sua definição, a sua legislação, as suas principais causas, os seus parâmetros, a transmissão, a sua avaliação, as respetivas consequências, e por fim as suas formas de prevenção e controlo deste agente físico.
Como sabemos, o Ruido é uma das causas de surdez mais frequentes tanto a nível pessoal como profissional e como tal, com a elaboração deste trabalho pretendemos alertar para a sua importância, para as suas consequências futuras e sobretudo para a sua devida proteção.
Legislação e Normalização
Com o objetivo de prevenir o aparecimento da surdez