o ruído
Projecto «O som na nossa vida»
Trabalho realizado por:
Ana Margarida Brás Vicente Nº3
Bernardo Vieira Martins Nº7
José Francisco Mota Garcia Nº14
Pedro António Soares Raposo Nº 16
Professora Maria Júlia Gil
45.O que é o ruído? O ruído é um som ou mesmo um conjunto de vários sons indesejável ou desagradável. A sua intensidade é medida em decibéis.
O ruído é uma das consequências da deterioração da qualidade do meio ambiente.
46.Qual é a legislação em vigor sobre o ruído? A legislação em vigor sobre o ruído é o Decreto -Lei nº182/2006, de 6 de Setembro. Este decreto visa melhorar a saúde e a segurança nos locais de trabalho. Esta lei estabelece os valores de limite da exposição e os valores de acção de exposição superior e inferior.
Outros dos assuntos referidos no decreto são: a avaliação dos riscos; a formação e colaboração dos trabalhadores; a adopção de medidas destinadas a prevenir os riscos.
47.A partir da legislação em vigor indica os valores limites de exposição ao ruído ? Na legislação o nível da “exposição pessoal diária de um trabalhador ao ruído durante o trabalho, é igual a 85dB, valor a partir do qual o trabalhador já sofre perturbações a nível do ruído. O valor limite da “exposição pessoal diária de um trabalhador ao ruído durante o trabalho” é igual 90dB, o que significa que o trabalhador já tem muitas probabilidades de ter surdez.. Já um trabalhador exposto a um ruído superior a 140 dB atinge o nível máximo de nível de pressão sonora.
Esta tabela tem algumas actividades a que estamos expostos :
48.Quais as consequências da exposição ao ruído? A exposição ao ruído provoca várias consequências a níveis físicos e psicológicos dependendo da intensidade e da duração:
Dilatação da pupila;
Disfunções digestivas;
Dores de cabeça;
Stress;