Supremo blá blá blá
Licenciatura em Pedagogia
Vanessa C. Miranda Correia
RGM: 14119005
Supremo blá-blá-blá
Porto Feliz, São Paulo 2014
Sobre o tema e ponto de vista do autor.
O tema abordado no editorial da Folha de São Paulo, 20 de Agosto de 2012 foi a lentidão nos autos do processo dos acusados do Mensalão.
Quanto ao ponto de vista do autor, ele critica a demora do processo e as praticas de alguns ministro, inclusive Ricardo Lewandowski que adotou uma estratégia de lentidão com o desejo de inviabilizar o voto de seu colega Cesar Peluso.
a) Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão,chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
b) Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No desmesurado da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros.
Conhecimento Prévio
a) O conhecimento prévio para entendermos o discurso do presidente americano Abraham Lincoln precisamos de experiências e conhecimentos prévios já vividos para a construção dos sentidos, credibilidade, usando ícones como valores, aspirações, sonho, crença; o sucesso da compreensão do editorial depende diretamente dos nossos conhecimentos anteriores.
b) O conhecimento prévio para entendermos o discurso dos ministros do Supremo Tribunal Federal consiste absorver o que será de grande valia e utilizarmos dos pontos linguísticos, textual e de mundo, num processo interativo.
Se tivermos boa compreensão, também teremos a capacidade de