escola
TEMÁTICA: ESPORTE PROFESSORA: JOSIE D LIMA
HANDEBOL
NOMENCLATURAS
Andebol: Português europeu (Portugal)
Handebol: Português brasileiro
Handball: Inglês (Hand = Mão, Ball = Bola)
HISTÓRIA DO HANDEBOL
Durante a história do homem existiram jogos com bola que se assemelhavam ao Handebol que conhecemos hoje. Podemos dizer que o atual handebol é o produto de um processo histórico de transformações desses jogos. Citaremos abaixo alguns destes jogos:
1. O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas é citado por Homero na Odisséia.
2. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”.
3. Em 1848, o Prof. dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haadbold” determinando suas regras.
4. Na mesma época os tchecos conheciam um jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda.
Todavia, o jogo mais parecido com o que se joga hoje, foi introduzido na Alemanha, como “Raftball”. Em 1912, o alemão Hirschmann (Secretário da Federação Internacional de Futebol na época) levou o Raftball para o campo.
O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do “Torball” e quando os homens começaram a praticá-lo o campo foi aumentando para as medidas do futebol.
Em 1919, o Prof. Alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, para o jogo com 11 jogadores.
Por razão climática, falta de espaço, pela preferência do futebol e pelo reconhecimento de que era mais veloz, o handebol de salão passou a ter a preferência