suplemento
GABRIEL
LUIARA
MARCOS DOS REIS SANTOS
RONE CESAR DOS SANTOS
SABRINA
SUPLEMENTOS TERMOGENICOS, O USO DO LIPO 6 BLACK E UMA ANALISE DA EFICÁCIA DE SEUS COMPONENTES
JACAREZINHO
2012
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GABRIEL
LUIARA
MARCOS DOS REIS SANTOS
RONE CESAR DOS SANTOS
SABRINA
SUPLEMENTOS TERMOGENICOS, O USO DO LIPO 6 BLACK E UMA ANALISE DA EFICÁCIA DE SEUS COMPONENTES
Trabalho como parte de obtenção de nota para o quarto bimestre da matéria de fundamentos nutricionais no curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências da Saúde UENP – CCS
Professor Claudinei Ferreira
JACAREZINHO
2012
Suplementos termogênicos
Os termogênicos têm sido buscados com o objetivo de acelerar a perda de gordura corporal, melhorar o desempenho ou proporcionar mais disposição para os treinos. A termogênese ocorre quando o corpo gera calor ao realizar suas funções biológicas.
Quando gera mais calor ele está sendo cada vez menos eficiente termodinamicamente falando; já que “desperdiça” energia na hora de produzir trabalho (movimento muscular ou reações bioquímicas, por exemplo). Mas para o emagrecimento ou perda de gordura, este “desperdício” é vantajoso, pois o organismo não armazena toda a energia consumida (na forma de gordura).
Alguns suplementos podem “acelerar” a oxidação (queima) de gordura no corpo por justamente aumentarem esta ineficiência termodinâmica. Existem basicamente 4 tipos de suplementos termogênicos: os suplementos estimulantes (que contém cafeína ou extrato de guaraná); os ricos em gordura (Óleo de Cártamo, Óleo de coco); os ricos em vitaminas, minerais e fibras; e aqueles à base de medicamentos estimulantes (anfetaminas e análogos à anfetamina como a efedrina).
Os suplementos estimulantes são os que trazem maiores resultados, no entanto não são livres de efeitos colaterais como insônia, taquicardia, angustia,