Supervisão e gestão na escola
Curso Pós-Graduação – “Lato Sensu”
Especialização: Gestão e Supervisão Educacional com ênfase em Políticas Públicas
Disciplina: Concepções Teóricas e Práticas de Supervisão
Educacional e a Gestão Pedagógica
Professora: Lilian Zieger
Aluna: Rosana Duarte Quintana Fischer
Síntese crítica do livro:
”Supervisão e Gestão na Escola: Conceitos e Práticas da mediação”
Porto Alegre, agosto de 2010.
1 - Supervisão e Gestão na Escola: Conceitos e Práticas da mediação
Supervisão e orientação educacional no ambiente escolar contribuem no que tange a resolução de conflitos e a superação dos mesmos em busca de um objetivo comum que é a integração do serviço, pessoas e aprendizagem. É atuar diretamente e em parceria com pais, alunos e professores buscando uma ação-reflexão-ação conjuntas.
Da mesma forma que está aliada aos movimentos pela integração dos serviços da escola, supervisão e orientação educacional caminham juntos acompanhando também o projeto político pedagógico que é o compromisso público com a comunidade escolar vinculados ao direito dos cidadãos, formação e desenvolvimento humano. A escola então através desta integração estará respondendo e atuando conjuntamente com uma meta fundamental que é a da aprendizagem, que é a ligação articuladora e mobilizadora dos propósitos de supervisionar e orientar.
Há que se salientar a integração entre supervisão e coordenação onde haja cooperação, parcerias, iniciativas comuns e ação conjuntas e não uma burocratização de processos onde haja transferências de responsabilidades e se criem situações constrangedoras que frustrem quem procura os serviços da escola. O que se busca é o entrosamento e a confiança tanto de pais, alunos e professores que procuram a ajuda desse profissional dialogando e aproximando-os da prática educativa. Dessa forma a gestão estará necessariamente envolvida com a supervisão