principios e metodos
A competência gestora escolar visa uma construção integradora, e deve ter uma articulação que precisa ser de forma coletiva. De forma que a gestão possa vir integrar seu trabalho na busca de unidade escolar, para que todos os integrantes da comunidade escolar se desenvolvam e possam participar do desenvolvimento geral da instituição e de sua clientela, sempre associando a teoria com a prática. Para que a coletividade venha ocorrer é necessário que esses profissionais possam ter consciência de como deve ser sua atuação e quais seus papéis na escola.
É indispensável à gestão uma visão holística, para que a partir desta visão passe a se fazer o detalhamento das partes, pois é através deste olhar humanizador e holístico que vai possibilitar compreender o que se é apresentado com mais abrangência e pluralidade. Pois a educação holística prevê a integração de todos que estejam envolvidos no ambiente escolar, entendendo-se que para todos a um espaço e um valor.
A gestão que trabalha dando ênfase a esta visão de instituição escolar, de forma democrática participativa e coletiva, será capaz de junto com os demais profissionais da escola, transformar a realidade educacional de sua comunidade escolar.
Hoje, diante da escola o trabalho precisar acontecer de forma integrada, pois é necessário para atender as demandas educacionais e sociais vigente, não apenas entre alguns profissionais, mas sim, em conjunto com todos segmentos da escola, principalmente com o diretor, professores e alunos.
O trabalho parte do seguinte problema de pesquisa:
Em que medida o trabalho coletivo na escola possibilita o desenvolvimento? A inquietação acerca desta pesquisa esta relacionada com esse novo paradigma integrador e a contribuição da competência gestora através de olhares múltiplos na pratica escolar, de maneira que esse profissional venha entender e adaptar-se aos novos tempos que se apresentam.
O trabalho visa promover um entendimento do que se espera desse novo