Supervisão escolar e a formação docente
Supervisão Escolar e a Formação docente
2- Justificativa do tema:
O eixo reflexivo deste trabalho nos trás como foco de estudo a seguinte interrogação: com a supervisão escolar organiza os momentos de formação docente?
Percebe-se que a formação docente é uma necessidade que vai além da formação acadêmica obtida pelos professores. A formação continuada é uma exigência desse atual contexto.
Este processo de formação onde ocorre a aquisição de novos conhecimentos é dinâmico indo ao encontro da evolução da sociedade, pois sabemos que a escola já não supre as reais formas e necessidades de aprendizagens que o aluno busca.
3- Problema de Pesquisa:
O eixo reflexivo deste trabalho nos trás como foco de estudo a seguinte interrogação: como a supervisão escolar organiza os momentos de formação docente?
4- Objetivos pretendidos:
- Analisar a relação da escola com a formação do profissional em serviço.
- Perceber a contribuição da supervisão na ação docente.
- Constatar o reflexo do trabalho da supervisão na aprendizagem do aluno.
- Proporcionar um momento de reflexão para possíveis mudanças.
Para alcançar estes objetivos utilizar-se-á de entrevistas, questionário, análise de documentos coletando dados e observações de reuniões pedagógicas.
O público alvo deste estudo será a supervisora e os professores das séries iniciais.
Para a melhor compreensão deste trabalho de pesquisa é necessário que se faça a caracterização da realidade em que está inserida a comunidade, educadores e educandos da escola, no turno da manhã principalmente.
5- Hipótese:
Para entender como a supervisão contempla e organiza os momentos de formação docente é necessário sabermos qual seu papel, suas funções e seu objeto de trabalho.
Em decorrência da origem desta profissão ligada ao autoritarismo e poder, o supervisor é visto como tal, autoritário, e necessita conquistar a confiança dos educadores.
Conquistar a confiança dos educadores não é tarefa fácil, é preciso ser de