SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM
Inst./Supervisor: Drª Enfª Andréia Ferreira Bastos
Localidade: USF Conceição III. Rua Garanhuns nº 130 - Bairro Conceição II. Feira de Santana – BA
Realizado supervisão no dia 07/03/08 na área 083, microárea 04 sob a responsabilidade do ACS Ana Paula. Foram realizadas 15 entrevistas nas ruas: Carmo Parnaíba, Tiago Araújo e Carmo de Minas onde foram obtidos os seguintes resultados:
100% dos entrevistados sabem o nome do ACS. Destes, cerca de 60% dos entrevistados referem não saber onde o ACS reside.
40% dos entrevistados referem não receber a visita do ACS mensalmente existindo relatos de que faz cerca de 04 meses que a família foi visitada.
Dentre as famílias entrevistadas, 33,33% possuem crianças menores de 5 anos. Destas crianças 20% são pesadas e tem o peso anotado no cartão da criança, as que não foram pesadas relataram que a agente não possui balança.
73,33% dos entrevistados são convidados para reuniões comunitárias com o ACS.
Das famílias que costumam receber visitas mensalmente, 88,9% recebe de 04 (quatro) ou mais tipos de informações em saúde. Dentre as mais citadas estão: imunização, higiene, alimentação e atendimento da UBS.
26,67% das famílias entrevistadas possuem problemas de saúde que correspondem a hipertensão e/ou diabetes. Destas famílias 100% são acompanhadas mensalmente pelo ACS.
Em 86,67% das famílias entrevistadas residem mulheres em idade fértil. Destas, 61,54% relatam que, quando são visitadas, recebem orientações sobre o Planejamento Familiar (exceto àquelas que já possuem contracepção cirúrgica ou DIU) e preventivo ginecológico.
86,67% dos comentários realizados sobre a atuação do ACS demonstram o bom relacionamento da ACS com a comunidade e da aprovação do trabalho desempenhado por ela. A principal queixa referida é a falta de visitas freqüentes.
Sendo assim, identificaram-se os seguintes problemas:
1. Não existe assiduidade nas visitas domiciliares.
2. A ACS acompanha e orienta