Análise do texto de Cerri sobre os Conceitos de Consciência Histórica e os Desafios da Didática da História
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ICED
PROGRAMA DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA INTEGRADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO DE ESTUDOS HISTÓRICOS
ANDRÉ DIONEY FONSECA
Análise do texto de Cerri sobre os Conceitos de Consciência Histórica e os Desafios da Didática da História
Ao analisar o texto de Luis Fernando Cerri “Os Conceitos de Consciência Histórica e os Desafios da Didática da História” e o texto de José D'Assunção Barros “Materialismo Histórico”, observa- se que ambos falam da história e sua repetição, e ambos também falam das teorias de Marx. no texto o materialismo histórico é uma abordagem metológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels (1818-1883) e o mesmo procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem a necessidade da vida. As classes sociais e a relação entre elas, além das estruturas políticas e formas de pensar de uma dada sociedade, seriam fundamentadas em sua atividade econômica.
O materialismo histórico na qualidade de sistema explanatório foi expandido e refinado por milhares de estudos acadêmicos desde a morte de Marx.
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até à atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia.
Esta teoria de evolucionismo histórico fundamentava o pensamento Marxista que conduziu à implementação dos regimes comunistas pela "Re", ou seja, a rebelião das classes operárias contra os capitalistas.
A concepção