Supervisao
Unidade I
Revisão: Michel - Diagramação: Fabio - 16/01/13 Observação
Repare na quantidade de ações que são tomadas em uma atividade das mais corriqueiras, como a que acabou de ser descrita.
Além disso, repare na quantidade de relações ali presentes. Não aquela relação entre você e o atendente do caixa, em que poucas palavras serão trocadas. O que nos interessa são as relações sociais que estão ali impregnadas. Você poderia pensar que uma lata de molho de tomate não é somente uma lata de molho de tomate? Você conseguiria descrever todo o processo existente para que esse produto esteja à sua disposição na prateleira do supermercado? É para isso que chamamos a atenção. Para tudo aquilo que envolve, metodologicamente, todas as nossas atividades e ações. Chamamos a atenção para as diferentes formas de ver, observar, descrever sem descartar o grau de importância de tudo aquilo que nos rodeia.
Todos os produtos, equipamentos, máquinas, softwares e até mesmo serviços (desde que em modelos) resultam de atividade humana e, portanto, devem, para serem entendidos, consertados, corrigidos, difundidos, ensinados e, acima de tudo, feitos (em série, como é comum em nossa sociedade industrial), tornar-se objeto da metodologia. Em tudo há metodologia. Os exemplos a seguir serão explorados