superior
Segundo o autor os estudos sobre avaliação em educação física estão direcionados por um único referencial, a saber, o paradigma clássico, o qual tem como maiores preocupações exames, testes, provas, matérias e sistemas, estabelecendo desta forma critérios com fins apenas classificatórios e seletivos. Tais critérios de avaliação da aprendizagem que levam em conta apenas a aplicação de testes, medidas, selecionar e classificar alunos, tornando o processo de ensino muito escasso em termos da educação evolutiva da escola. Contudo isso se torna necessário um estudo mais aprofundado do processo de avaliação do ensino aprendizagem em educação física. Tentando estabelecer uma visão há qual nos anos 80 o processo era altamente meritocratico e no atual momento encontra-se,em um processo de aprendizagem evolutivo da educação física passando por uma avalanche de ideias inovadoras e satisfatórias. Fazendo com que os professores tenham maior valor educativo, sendo necessária uma busca incessante em adquirir conhecimento ampliando assim seus horizontes e desenvolvendo novas habilidades renovadoras na formação do cidadão.
É necessário falar da importância e necessidade do trabalho docente junto à sociedade. A docência possibilita a preparação para o mercado de trabalho, mas por outro lado o sistema capitalista impõe e coloca que trabalhar é mais importante que estudar é que o tempo de aprender está em segundo plano, controlam até mesmo o conhecimento do individuo, na esfera de produção entende que a preparação pela docência é simplesmente apenas para o trabalho produtivo, o que importa para o sistema capitalista é o lucro de produção.
Para essa mesma esfera a escolarização é dispendiosa, visto por muitos que o trabalhador não precisa estudar, ou muitas das vezes são impossibilitados pelos sistemas