A Vida de Vinícius de Moraes Resumo
Nome Completo: Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes
Apenas aos nove anos registrado como Vinicius de Moraes.
Conhecido como: O Poetinha
É filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes.
Nascimento: 19/10/1913 no bairro do Jardim Botânico, RJ.
Mudou para botafogo onde morou por 7 anos.
Morte: de edema pulmonar (O edema pulmonar é um acúmulo anormal de líquido nos pulmões que leva à falta de ar.) Morreu aos 66 anos, na Gávea, em sua banheira, ao lado de seu parceiro Toquinho e de Gilda Mattoso (Última esposa), em 09/07/1980.
Vinicius foi criado em um ambiente musical, filho de pai funcionário da Prefeitura, que também era poeta e violinista amador, e de mãe pianista amadora. Começou a mostrar vocação artística desde pequeno, ao escrever poesias e cantar no coral do colégio onde estudava, em 1924.
Vinícius de Moraes trabalhou como diplomata, escritor e jornalista. Em 1931 entra para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Nunca participaria, porém, da vida militar. Torna-se Bacharel em Letras pelo Colégio Santo Inácio. Com apenas 17 anos, entra na Faculdade do Catete, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estudou língua e literatura inglesa na Universidade de Oxford. Além disso, foi crítico cinematográfico.
A poesia de Vinicius representa as raízes da bossa nova, movimento musical que efervesceu no Rio, no final dos anos 1950, e se destacou pela mistura de jazz com samba. O poeta ainda contribuiu para o desenrolar da MPB, que teve início a partir de 1966, sendo considerada como uma segunda geração da bossa nova. É considerado um dos maiores letristas do país.
Seu grande reconhecimento veio de sua criação artística como poeta e compositor. Escreveu muitos sonetos e era conhecido por sua boemia, seus galanteios e por gostar muito de uísque. Eterno apaixonado, casou-se 9 vezes e teve quatro filhas e um filho.
Seu primeiro livro de poemas: O caminho