Memórias Escolares
Centro de Educação
Didática – Curso Pedagogia
ALUNO: JOSÉ OZILDO DOS SANTOS SEGUNDO, MATRÍCULA: 2013076135
ATIVIDADE DE DIDÁTICA
Após essa discussão que trata do que a escola pode ser na vida de cada um, de como diversas relações se estabelecem entre a escola e o sujeito, entre a escola e a família, entre a escola e a comunidade, construa um texto reflexivo demonstrando o que a sua escola de educação Básica significou para você. Considerando ser a escola uma instituição complexa, na escrita do seu texto considere determinado aspecto da escola, ou mais de um, que, em sua opinião, pode ser objeto de reflexão.
Até pouco tempo atrás o ensino básico era tido como de menor importância. Hoje, sabemos que a estimulação precoce nas crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. O ensino básico auxilia a criança em suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social.
Faço agora uma citação de um trabalho que fiz no primeiro período do curso, para a disciplina de Práticas Pedagógicas Integradas I, onde relembro um pouco das minhas experiências no ensino básico.
I. “Lembro-me do meu primeiro dia de aula e do choro persistente por não compreender aquele novo contexto. Recordo dos espaços coloridos das salas e dos parques. Eram os locais onde se abria as portas para um universo imaginário, recheado de canções, desenhos, pinturas, modelagens, e cujo ingrediente principal não faltava, as brincadeiras. Aos cinco anos de idade entrei na série de alfabetização, na Escola Estadual DR. Mauro Medeiros em Parelhas-RN mais conhecida como “Kaike”. Os ideais desta escola, ao priorizar o sentimento, o interesse, a