Superfície de contato
Objetivo:
Aprender as alterações que acontecem a partir da formação de novas substâncias.
Materiais utilizados :
Béquer Comprimido efervescente Lamina de corte Peróxido de hidrogênio Dióxido de manganês Batata Pedaço de carne Solução de iodeto de potássio Detergente Proveta
Fundamentação teórica :
Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química, eles são:
Temperatura: está ligada a agitação de moléculas.Quanto mais calor, mais agitadas essas moléculas ficam. Se aumentar a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas.
Superfície de contato: a are de contato dos reagente também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o numero de moléculas reagindo, maior numero de colisões eficazes e com isso aumenta a velocidade da reação.
Pressão: é a razão entre a força da área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes.
Concentração dos reagentes: esta relacionada a quantidade de soluto e de solvente de uma substancia. Se aumenta a concentração dos reagentes, aumenta o numero de moléculas dos reagentes, aumentando o numero de colisões e aumentando também a velocidade da reação.
Catalisador: acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substancia produzida na reação não se altera com o uso dos catalisadores.
1. SUPERFÍCIE DE CONTATO
Material:
Comprimido efervescente. Béquer . Lamina de corte.
Procedimento:
● Colocamos 100 ml de água da torneira em um béquer,e depois mais 100 ml em outro. ● Cortamos o comprimido em 2 partes iguais o comprimido efervescente.A primeira parte deixamos sem fragmentar e a segunda parte