Tefilagem

2474 palavras 10 páginas
Por: ATÍLIO SILVA DE OLIVEIRA, Nº 2
Icaro Hurtado Pereira, Nº 13
Denilson Lima Teixeira, Nº 6
Edvaldo Dos Santos, Nº 8
EMC2 – Professor: Vitor

Originalmente, o termo tribologia tem sua origem no grego Τριβο (Tribo – esfregar) e Λογοσ (Logos – estudo) e foi utilizado inicialmente em 1966 por H. Peter Jost durante a preparação de um relatório feito para o comitê do departamento inglês de educação e ciência. O sentido do termo apresentado por Jost fazia referência à uma parte da Ciência cujo objetivo era analisar a tecnologia de duas ou mais superfícies em atrito entre si, assim como os aspectos práticos que este atrito poderia trazer.
O estudo de Jost, a partir do relatório, é considerado o início formal de um novo ramo do conhecimento humano chamado de Tribologia. O cerne fundamental do estudo está relacionado à associação deste conhecimento à redução de perdas de superfícies por desgaste, algo presente em qualquer tipo de indústria. As estimativas do cientista apontam reduções de desgaste entre superfícies que podem chegar a até 20%.
Do ponto de vista do meio ambiente, este estudo tem um impacto significativo no que concerne à análise global das perdas por desgaste. Pode-se tomar como exemplo ilustrativo o que acontece com um automóvel. Para movimento efetivo (transmissão de potência do motor às rodas), cerca de 12% do combustível é utilizado em contraponto aos 15% perdidos no atrito com o solo. Este fato, por si só, já contribui de forma significativa para os estudos sobre o assunto, apesar de (conforme já explicitado) esta é uma das milhares de abordagens possíveis.
Desde a antiguididade a tribologia já é conhecida conforme pode-se perceber na figura abaixo que representa o transporte de uma estátua egípcia onde, para reduzir o atrito, um escrave aspergia água no caminho com o intuito de reduzir o atrito.

Contudo, o pai da Tribologia é o mestre da Renascença Leonardo da Vinci, dentre outras coisas mostrou que a força de atrito era proporcional à

Relacionados