TRABALHO SUPERFICIE DE CONTATO IVONE
Pipeta
Palha de aço
Prego
HCL a 6 M
2.2 MÉTODOS
Pesou-se em balança um prego para deter minar a sua mana, após detectar o seu peso que foi de 28g, pesou a mesma quantidade de palha de aço.
Adicionou-se 10ml de HCL a 6m em 2 béqueres .Foi introduzido simultaneamente a palha de aço e o prego em cada béquer. E então observada a reação.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a imersão do prego e da palha de aço no béquer com HCL a 6m, foi observada que a palha de aço liberou H2 mais rápido do que o prego.
O prego também liberou H2 porem de forma mais lenta.
Os fundamentos teóricos foram comprovados através da visualização direta da reação.
HCL+FE=H2
O que explica os resultados obtidos no experimento é que para ocorrer uma reação química é necessária que as espécies reagentes colidam entre si numa orientação favorável e com energia suficiente para romper as ligações dos reagentes e a formação das ligações dos produtos. Assim, quanto maior for a superfície de contato entre os reagentes, a possibilidade de um maior número de choques efetivos ocorrer aumenta, e essa maior superfície de contato aumenta a velocidade da reação.
4.CONCLUSÃO
A partir da análise dos resultados pode-se concluir que a superfície de contato influencia consideravelmente na velocidade nas reações. Essa influência está presente em nosso dia-a-dia, por exemplo, dissolver um remédio, ou fazer um suco em pó. Quando o solvente encontra-se em seu estado sólido, a reação demora a acontecer.
Assim podemos concluir porque a palha de aço enferruja mais rápido que o prego:ela possui maior superfície de contato com o oxigênio do ar , o que acelera a reação de oxidação. O experimento comprova os fundamentos teóricos.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
(1) Anita Marzzoco,Bayardo batista torres, BIOQUIMICA BÁSICA.
(2) Henine,Ibrahim Felipe,BIOFISICA BÁSICA.
(3)Brown,Le May, QUIMICA:A CIÊNCIA CENTRAL.