Utilização de documentos
Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG)
Instituto de Ciência da Sociedade e Desenvolvimento Regional
Pesquisa Social
Utilização de Documentos
Graduação de Serviço Social
Discente: Isabela Sarmet de Azevedo
Docentes: Bianca Coelho Camilla Tavares Isabella Guzzo Mayara Souza Rafaela Soares
a. Pesquisa Documental (Rafaela)
Já vimos vários tipos de técnicas para coletar dados, porém há dados que são obtidos de maneira indireta, através de documentos, jornais, livros, papéis oficiais, filmes, vídeos, etc. esses tipos de fontes podem mostrar dados tanto em quantidade quanto em qualidade, evitando a perda de tempo e constrangimento que caracterizam pesquisa em dados são obtidos por pessoas. Em alguns casos a investigação só pode ser feita através de documentos.
Qualquer coisa, objeto ou documento, pode ser utilizado para a investigação de algum fato ou fenômeno. Na pesquisa tradicional usam-se registros cursivos, um exemplo são os documentos de agências governamentais. Outro usado são os registros episódicos e privados que são documentos pessoais, imagens visuais produzidas por meios de comunicação de massa. Há também os chamados dados encontrado que são constituídos, além de objetos materiais, mas também por vestígios físicos produzidos por erosão ou acumulação no meio ambiente. Um exemplo de erosão é o desgaste de pisos, que determina a frequência do uso de algumas áreas, um exemplo de acumulação é a quantidade de lixo deixada em certo local, que serve para estudos sobre desperdício.
a. Fontes de documentação
I. Registros Estatísticos (Bianca)
Existem organizações na sociedade moderna que dispõem de dados estatísticos referentes às características de seus membros, também sendo úteis para a pesquisa social. O IBGE por exemplo, entidade governamental, disponibiliza informações estatísticas da população como: Idade, sexo, tamanho da família, nível de