Coeficiente de atrito
O experimento coeficiente de atrito tem como objetivo determinar os coeficientes de atrito, estático e cinético, para corpo de superfícies, área de contato e pesos diferentes. Realizamos os procedimentos, determinamos os coeficientes de atrito entre corpos. Os erros foram sistemáticos, houve falhas nas medições, encontramos algumas medidas com , contradizendo a teoria. Para diminuir os erros poderia ser feito medidas mais precisas.
2. Objetivos
Determinar os coeficientes de atrito estático e cinético entre uma superfície e um corpo.
Verificar se os coeficientes de atrito estático e cinético dependem da superfície de contato e o corpo.
Verificar se os coeficientes de atrito estático e cinético não variam com o peso do corpo.
Verificar se os coeficientes de atrito estático e cinético dependem da área de contato.
3. Fundamento Teórico A origem da força de atrito é de natureza eletromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens eletrônicas dos átomos localizados nas zonas de contato entre os corpos. As "superfícies" aparentemente planas de materiais não o são de fato, estão cheias de altos e baixos com "picos" que podem atingir vários milhares de raios atômicos.
Figura - Representação de uma superfície microscópica de um objeto polido. Quando duas "superfícies" de dois sólidos são postas em contato, há de fato apenas uma pequena superfície de contato entre eles. Nessas pequenas regiões de contato os materiais ficam "soldados": os picos aderem uns aos outros em virtude das forças de coesão intermoleculares. Mas quando os materiais são empurrados um em relação ao outro, esses inúmeros e minúsculos "pontos de soldagem" entram em ruptura, dando lugar a outros à medida que novos contatos vão sendo realizados.
Princípios do Atrito
O atrito age paralelamente às superfícies em contato e na direção oposta à da força que produz ou tende a produzir movimento.
O atrito depende da natureza dos materiais em contato e do seu grau de polimento.