Gestao de tesouraria
TESOURARIA
A tesouraria é uma das áreas de apoio de uma empresa onde praticamente todos os recursos financeiros que giram na empresa transitam por ela.
Segundo Famá (1999) “Tesouraria é um instrumento de acompanhamento dos recebimentos e pagamentos diários disponibilizando informações gerenciais para prover em caixa ou nos bancos recursos suficientes para os compromissos diários”.
Em suma, directas ou indiretamente, todas as áreas da empresa mantêm algum tipo de vínculo com a área de tesouraria. Isto significa que, se numa empresa existem as áreas industriais, comercial e administrativa, todas elas fornecem informações e dados para a elaboração da provisão do fluxo de caixa. Praticamente todos os actos praticados por outras áreas acabam transformando-se em contas a pagar ou a receber. E, conseqüentemente, seus valores transitam pela Tesouraria.
Hoji (254:2000) afirma que “a finalidade básica da tesouraria é assegurar os recursos e instrumentos financeiros necessários para a manutenção e viabilização dos negócios da empresa”.
GESTÃO DE TESOURARIA
Definição
Menezes (2005) “A Gestão de Tesouraria ou gestão financeira a curto prazo é uma aplicação de índole estritamente financeira que permite gerir todos os fluxos monetários, considerando quer movimentos reais (com prova documental), quer previsionais”.
A gestão da Tesouraria representa uma função fundamental na organização ou empresa, pois ocupa-se na gestão dos saldos e da determinação do cash flow líquido para aplicação a curto prazo. A gestao de tesouraria abrange a gestão do capital circulante total e a gestão de dívida a curto prazo. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Fundo de maneio
O fundo de Maneio é a parte dos capitais permanentes estabelecidos para cobrir as necessidades de financiamento do ciclo de exploração. Isto é, é a parte excedente do activo circulante que cobre o passivo circulante, ou seja, a parte dos activos fáceis de liquidar que cobre os passivos que exigem