Metodologia
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
CURSO: DIREITO - PERÍODO: 1./MANHÃ
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORA: JANAÍNA DE ALVARENGA SILVA CARVALHO
PRIMEIRO TRABALHO: FICHAMENTO
VALOR: 10 (DEZ) PONTOS
ROTEIRO DO TRABALHO
DATA DA ENTREGA: 3 DE SETEMBRO DE 2013 O trabalho pode ser feito em dupla ou individual. Deve ser manuscrito (a tinta ou a lápis).
Fazer o fichamento da crônica transcrita abaixo, segundo os 3 (três) modelos de apresentação.
Poder local e o resgate da democracia social
José Luiz Quadros de Magalhães
Discutimos a democracia e a organização territorial do estado brasileiro. Agora é importante discutirmos a fascinante experiência de construção da democracia participativa no Brasil, para então verificarmos a importância de continuarmos em direção a descentralização coordenada e concertada.
O Brasil vem vivendo experiência muito importante de democracia participativa, que se iniciou com o primeiro orçamento participativo municipal em Pelotas, Rio Grande do Sul sendo depois levada para administração de Porto Alegre. É importante lembrar que a organização da sociedade civil que permite o avanço do poder local democrático participativo encontra suas bases nos movimentos de resistência à ditadura civil-militar de direita (1962–1985), no movimento de formação das comunidades eclesiais de base e no movimento sindical no final da década de 70, movimentos que estão na base da criação do Partido dos Trabalhadores, hoje no poder federal, em alguns estados membros e em diversos municípios.
O orçamento participativo é um importante mecanismo de democracia direta e de participação direta do cidadão e de grupos de cidadãos, na construção da democracia local do Brasil. [1]
Já discutimos em outros trabalhos a questão da crise da democracia representativa e o fortalecimento de uma nova democracia representativa a partir do fortalecimento da participação