Super Ligas Materiais Mecânicos
Nas últimas décadas, o efeito combinado de elevadas tensões, temperatura e tempo tem requerido melhorias nas propriedades dos materiais.
Possuem alta condutividade térmica, baixa expansão térmica, estabilidade metalúrgica, alta resistência ao ataque ambiental, excelente resistência à fluência, à fadiga térmica e mecânica, boa ductilidade e boa resistência a corrosão em temperaturas altas de operação.
As superligas mais utilizadas são àquelas a base de ferro, níquel ou cobalto, com adições de elementos de liga tais como tungstênio, molibdênio, tântalo, nióbio, titânio, cromo, etc.
Superligas à base de níquel são conhecidas desde a década de 1930, e utilizadas principalmente em aplicações aeroespaciais e plantas de geração de energia. Essas aplicações requerem um material com elevada resistência mecânica, boa resistência à fadiga e à fluência, boa resistência à corrosão ecapacidade de operar continuamente em elevadas temperaturas.
Haynes 188 - Tem uma excelente resistência a alta temperatura e a resistência à oxidação a 2100 ° F (1150 ° C) combinada com uma boa ductilidade pós-envelhecimento.
Os usos típicos são os dutos de transição, barras de pulverização, porta-chama e forros, em motores a jato.
Densidade - 8,98 g / cm (3)
L-605 é uma liga não magnética, cromo níquel-tungsténio-cobalto, possuindo boa resistência à oxidação e à corrosão
Aplicações - Rotores de turbinas a gás,
Válvulas de diafragma do Bico, molas,válvulas cardíacas.
Densidade 0.3330 lb/in³
MAR M918 – é usado principalmente em componentes de turbinas a gás de seção quente. MP35N - Tem excelente resistência a fendas e corrosão sob tensão na água do mar e outros ambientes hostis.
Aplicações na engenharia naval.
MP159 é uma liga multifásico base de níquel-cobalto. Resistência à tração superior a 1830 Mpa, é usado em componentes de motores a jato, fixadores, indústria de petróleo.
Liga
Stellite 6B liga de base de cobalto, têm sido utilizados