Variáveis do processo MIG/MAG
Modenesi, Marques, Santos: Metalurgia da Soldagem - 2.11
Velocidade de resfriamento elevada (ou um super-resfriamento maior) resulta em uma transformação mais rápida devido às maiores velocidades de nucleação e crescimento. A estrutura tende a ser mais fina, isto é, com menor tamanho de grão.
Velocidade de resfriamento excessivamente elevada, levando rapidamente o material até temperaturas suficientemente baixas, pode suprimir a transformação descrita acima e a fase instável pode permanecer inalterada por longos períodos de tempo ou sofrer um outro tipo de transformação, para uma fase diferente da prevista pelo diagrama de equilíbrio.
Figura 2.9. Diagrama mostrando esquematicamente a variação das velocidades de nucleação, crescimento e global de uma transformação em função da temperatura(2.9). As escalas para as diferentes velocidades são arbitrárias.
Uma transformação de fase pode ser facilitada pela mudança dos mecanismos atômicos associados com ela. Como já descrito, em geral, em temperaturas elevadas, não muito afastadas da temperatura de equilíbrio, a transformação ocorre pelo movimento desordenado (difusão) de átomos através da interface que separa as fases sendo transformadas e, eventualmente, através destas. Estas transformações são conhecidas como “reconstrutivas”. Quando a força motriz é suficientemente elevada, uma transformação pode ocorrer pelo movimento coordenado de átomos, usualmente por uma distância, em relação aos seus vizinhos mais próximos, inferior à distância entre átomos. Este movimento tem como resultado a ocorrência de deformações com uma importante componente de cisalhamento associadas com a transformação que é conhecida como do tipo “displacivo”. Como este tipo de transformação não depende necessariamente da difusão atômica, ela pode ocorrer de