Historico da Industria Quimica
Em 1981 foi criado o Programa Nacional de Apoio a Química (PRONAQ), que teve grande impacto na Química e na Engenharia Química do país.
Nas décadas de 1980 e 1990 foram aprovados mais de 400 projetos que envolveram apoio a Formação de Recursos Humanos Qualificados, Grupos de Pesquisa, infraestrutura, Pesquisa Tecnológica e Divulgação Científica e a Editoração de Livros Didáticos. A criação desses projetos foi uma das razões que levou a Química ao crescimento na formação de mestres e doutores e ao aumento de publicações de artigos em periódicos qualificados.
Em consequências destes investimentos em projetos teve-se a formação de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.
A química tem presença marcante em praticamente todas as cadeias produtivas, tanto que as maiores economias do mundo são líderes em fabricação de produtos químicos.
A indústria química brasileira alcançou a marca de 130 bilhões de dólares em 2010 e encontra-se entre os 10 primeiros no ranking de países fabricantes de produtos químicos. Apesar de expectativas favoráveis, o déficit comercial brasileiro de produtos químicos deve um salto gigantesco entre os anos de 1900 a 2010, o que gera uma preocupação quanto ao agravamento desse déficit e a falta de perspectivas para novos investimentos.
Com o objetivo de analisar a situação da indústria química e projetar a demanda futura a Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM) elaborou o projeto Pacto Nacional da Indústria Química que acredita que o país possa ter oportunidade de investir no setor nos próximos anos, dentre essas possibilidades estão o crescimento econômico. A química renovável, a recuperação do déficit comercial