brunimento
Processo mecânico de usinagem por abrasão, empregado no acabamento de peças. Durante o processo, os grãos ativos do brunidor entram em contato com a superfície da peça. Esta gira lentamente e o brunidor desloca-se ao longo da geratriz da superfície de revolução com movimentos alternativos de pouca amplitude e freqüência relativamente grande. Na maioria dos casos, o brunimento é feito com uma ferramenta especial de retificação, constituída de segmentos de material abrasivo, montados em grupo.
O QUE É O BRUNIMENTO?
Uma superfície metálica usinada apresenta, à escala da rugosidade, um aspeto de montes e vales , prejudicando a qualidade da usinagem realizada. O brunimento consiste num esmagamento dessa superfície, a frio, sob pressão de roletes tratados (ferramentas ou roletes de brunimento). As ferramentas acionam em rotação a peça a brunir.
DIFERENTES TIPOS DE BRUNIMENTO
Permite aumentar a resistência à fadiga das peças de construção sujeitas a esforços elevados. Ultrapassando localmente o limite de elasticidade, produzem-se pré-esforços de compressão que têm uma influência favorável na resistência do material nas zonas sujeitas à fadiga, nomeadamente alternada (exemplo: brunimento de encaixes de conexão entre uma parte cilíndrica e um ressalto numa árvore sujeita a flexões alternadas).
BRUNIMENTO DIMENSIONAL OU DE FORMA
O objetivo é modificar a forma inicial da peça, para introduzir correções voluntárias destinadas a um uso específico Brunimento de carretos talhados a fim de reduzir o ruído em funcionamento. Para restabelecer a forma inicial na tolerância.
BRUNIMENTO DE SUPERFÍCIE OU SUPERACABAMENTO
Em todos os casos, o brunimento melhora o estado de superfície. É possível atingir um nível de super acabamento (sem modificar a forma) por meio de ferramentas cuja superfície é polida ou vidrada.
VANTAGENS DO BRUNIMENTO Melhoramento do estado de