DIDATICA
Ministra os primeiros conhecimentos de linguagem, matemática, ciências, história, geografia e de línguas estrangeiras.
Desenvolve o estudo de humanidades, e paralelamente a formação profissional de técnicos de nível médio. Aprofundamento dos estudos especiais, que ministra conhecimentos necessários à prática no comércio, na indústria, no artesanato etc.
“Acreditamos que o processo ensino-aprendizagem se dá na interação entre professor e aluno, aluno e aluno e destes com o mundo.
Compartilhamos com a ideia do psicólogo russo L. Vigotsky de que entre ensino e aprendizagem existe um intercâmbio ativo e recíproco e que o ensino impulsiona a aprendizagem. Por isso, legitimamos a importância das amplas intervenções dos professores, em outras palavras, acreditamos que é de responsabilidade do professor construir percursos e itinerários (o que inclui o planejamento de ações conjuntas, de interações entre os sujeitos) para fazer o aluno aprender. Nesse sentido, ambos professor e aluno assumem papéis ativos na construção do conhecimento. O aluno é exposto à práticas onde tenha que tomar decisões, planejar e encaminhar o que projeta, coordenar esforços, e resolver situações conflitantes. O professor, por sua vez, é o responsável pela viabilização/organização destas práticas. É ele quem prepara as condições de aprendizagens, ou seja, vai em busca de problemas reais para que os alunos busquem soluções, o que leva ao desenvolvimento de diversas competências e habilidades. Concordamos com o sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2001) quando coloca que " O ensino é um sistema de ação , uma organização que transforma as pessoas, suas competências, suas atitudes, suas representações, seus gostos. É um sistema que pretende instruir, exercer uma