psicologia da saude
Em muitos lugares psicologia da saúde e hospitalar são consideradas a mesma coisa, mas esses dois termos são considerados diferentes pelo próprio significado e termos, saúde e hospital. Enquanto saúde se refere ao conceito de mente, físico e orgânico, hospital diz respeito onde se reside enfermos ou internados.
A psicologia da saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológico, comportamentais e sociais influenciam na saúde, um colégio de psicólogos na Espanha conceitua como como campo ou disciplina que usa técnicas e conhecimentos científicos para fazer estudos, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para o processo de saúde e doença. A psicologia da saúde já é muito solida internacionalmente, e no Brasil esta ganhando cada vez mais seu espaço. A American Psychological Association foi a primeira a designar um grupo de psicólogos para trabalhar na área da saúde em 1970. O primeiro encontro de profissionais da área da saúde ocorreu em 1984, em cuba e reuniu cerca de 1000 psicologos e foi o marco para o reconhecimento da área. Isso mostra também que a psicologia da saúde esta se desenvolvendo na America latina com diversos congressos recentemente em vários países como Mexico, Colombia, etc.
No Brasil a própria denominação Psicologia da saúde já é problemática, suscitando discussões de como denominar uma área que aplica os princípios de Psicologia a problemas de saúde e doença. Uma outra psicologia com características parecidas também é citada mas é importante diferencia las, A psicologia Clinica centra sua atuação em diversos contextos e problemáticas em saúde mental, enquanto a Psicologia da Saude da ênfase, principalmente aos aspectos físicos da saúde e da doença.
O que é psicologia Hospitalar
O psicólogo especialista nessa área te sua função centrada atuando em instituições de saúde e realizando atividade como: atendimentos psicoterapêutico, grupos de