Aços Inoxidaveis
Aços Inoxidáveis
Aço inoxidável é o nome dado à família de aços resistentes à corrosão e ao calor contendo no mínimo 10,5% de cromo. Outros elementos de liga também elevam a resistência à corrosão, como o cobre, alumínio, silício, e o molibdênio, e particularmente o níquel. Os aços inoxidáveis podem conter outros elementos de liga alem do cromo, contudo em menores teores; o teor de níquel pode atingir 8%.
Enquanto há uma variedade de aços carbono estrutural e de engenharia atendendo a diferentes requisitos de resistência mecânica, soldabilidade e tenacidade há também uma grande variedade de aços inoxidáveis com níveis progressivamente maiores de resistência à corrosão e resistência mecânica. Isso é resultado da adição controlada de elementos de liga, cada um deles originando atributos específicos com relação a resistência mecânica e possibilidade de resistir a diferentes meios ambientes.
Os tipos de aço inoxidável podem ser classificados em cinco famílias básicas: ferriticos, martensiticos, austeniticos, endurecivel por precipitação e dúplex.
O que é corrosão
Corrosão é a oxidação dos metais, os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como "ferrugem".
Características dos Aços Inoxidáveis
Os aços inox podem se apresentarem nas formas comuns de placas laminadas ou forjadas, chapas laminadas, tiras laminadas, barras laminadas e forjadas, arames trefilados, tubos com e sem costura alem de peças trabalhadas por conformação plástica de formas diversas.
As propriedades mecânicas da maioria dos aços inox são iguais ou melhores do que os aços- carbono. Os aços ferriticos e austeniticos somente podem ser endurecidos por tratamento mecânico que provocam a deformação plástica, e os aços martensíticos tem a sua resistência também elevada por tratamento térmico de têmpera