Super Bactérias
Desenvolvimento..............................................................4
Conclusão..........................................................................5
Referências........................................................................5
Neste trabalho irei definir “Superbactérias”, como podemos prevenir a contaminação pela bactéria e o tratamento.
Pág.3
A Super Bactéria KPC ,é chamada assim por ser resistente à antibióticos, o que dificulta sua eliminação do organismo. Recentemente, vários Estados brasileiros vêm apresentando casos de pessoas que possuem a Bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). Existem meios de prevenção e tratamento para Bactéria KPC, mas infelizmente ela é resistente a vários medicamentos existente no mercado farmacêutico não consegue combatê-la.
Geralmente a super bactéria KPC é contraída pode atingir pessoas que estão com baixa imunidade ou estão passando por tratamentos hospitalares, como internações em UTIs, introdução de sonda, cateter ou pulsão venosa. De acordo com estudos, a KPC apresenta resistência a cerca de 95% dos antibióticos existentes e pode causar infecções no sistema urinário e no sistema respiratório (sérias pneumonias), podendo ocasionar a morte do paciente.
Como prevenir contaminação pela bactéria KPC, a principal medida é que médicos, enfermeiros e visitantes mantenham as mãos sempre limpas e desinfetadas com álcool, manter as unhas bem cortadas, cabelos presos usar sapatos fechados e evitar ingerir alimento no ambiente hospitalar. O tratamento é difícil, mas tem como principal antibiótico a polimixina.
Para conter os casos no Brasil (nos Estados de São Paulo, Paraná, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e o surto no Distrito Federal (com mais de 160 pessoas infectadas), o Ministério da Saúde, proibiu a venda indiscriminada de