Super Bacteria
“Nos últimos anos temos visto com freqüência manchetes na mídia abordando o surgimento de bactérias resistentes a todos (ou quase todos) os antibióticos disponíveis. Recentemente no Brasil o meio de comunicação tem relatado a ocorrência de uma nova superbactéria, denominada KPC (Carbapenemase) – portadora de uma enzima que destrói vários antibióticos. No caso brasileiro trata-se de uma bactéria chamada Klebsiela pneumoniae produtora de carbapenemase, esta caracterização de superbactéria se deve ao fato dela ser resistente a praticamente todos os antibióticos utilizados no tratamento de infecções causadas por ela. Portanto tornando-se um grande problema para realizar o tratamento. A outra característica importante é a capacidade muito grande que ela tem de transmitir este mecanismo de resistência para outras bactérias. È importante salientar que esta bactéria Klebisela faz parte da flora normal do nosso intestino. E que esporadicamente ela causa infecções tanto em ambiente da comunidade com também em ambiente hospitalar.”
A maioria dos casos tem ocorrido em pacientes com doenças debilitantes, com importante diminuição das defesas, mas o principal fator associado é sem duvida a exposição prévia a antibióticos, principalmente aos antibióticos mais potentes.
As medidas que devem ser adotadas para evitar o surgimento desta superbactéria e outras bactérias multirressistentes consiste principalmente no uso racional dos antibióticos. Portanto deve-se restringir o uso abusivo de antibióticos na comunidade, em que é comum as pessoas tomarem antibióticos sem receita médica, sendo que, na maioria das vezes usa-se para situações em que não há indicação, como por exemplo, nas infecções respiratórias que são causadas na sua maioria por agentes virais, que não respondem aos antibióticos. “
Dr. Gilberto Barbosa
“Os sintomas da bactéria KPC: Klebsiella pneumoniae carbapenemase podem incluir:
Febre acima de 39ºC,
Aumento