biomassa da fritura
O aumento significativo da população traz o aparecimento irreversível de problemas ambientais, como a escassez da água potável que atinge todo o planeta, o que diminui a qualidade de vida do ser humano. O consumo mundial de água cresce de modo acelerado, porém as fontes de recursos hídricos são limitadas e mal distribuídas.
Segundo SETTI et al (2002) os problemas de escassez hídrica no Brasil decorrem, fundamentalmente, da combinação do crescimento exagerado, da demanda localizada e da degradação na qualidade das águas. A idéia de abundância serviu, durante muito tempo, de suporte para a cultura do desperdício da água disponível, e justificou a não realização dos investimentos necessários para seu uso e proteção mais eficientes, bem como à pequena valorização econômica.
Com esta preocupação, a Organização das Nações Unidas levou vários países a assinarem o Protocolo de Kyoto, um acordo que estipula o controle sobre as intervenções humanas no clima; trata-se da responsabilidade dos países industrializados, mais ricos, no combate ao aquecimento global. Porém, países em desenvolvimento, como o Brasil, não serão obrigados à redução de gases poluentes na atmosfera de 5,2% em relação a 1990 entre 2008 e 2012, o documento entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, de acordo com MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (2007).
Observa-se no artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, 1998, página 103: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de