Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que evidencia a posição patrimonial e financeira de uma empresa. O balanço patrimonial é composto por grupos e subgrupos. Os grupos são ativos e passivos, e os subgrupos são ativo circulante, ativo não circulante, permanente, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.
Os grupos:
O ativo compreende o conjunto de bens, créditos, direitos e outras aplicações capazes de gerar benefícios econômicos para a empresa. As contas do ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez.
O passivo abrange as origens de recursos representados por obrigações para com terceiros.
Os subgrupos do ativo:
O ativo circulante compreende as disponibilidades e tudo o que será transformado em dinheiro. Compreende-se por direitos realizáveis a curto prazo, ou seja, dentro de um ano após o balanço.
O ativo não circulante compreende todos os bens de permanência duradoura, a longo prazo, ou seja, prazo superior a um ano após o balanço. O ativo não circulante é divido em três tópicos que são: investimentos, imobilizado e intangível.
Investimentos: representa as participações societárias permanentes da empresa;
Imobilizado: é o agrupamento de bens e direitos destinados a manutenção da empresa, caracterizado pela forma tangível. Como exemplos têm: edifícios, máquinas entre outros;
Intangível: compreende pelos bens incorpóreos destinados a manutenção da companhia. Como exemplos têm: marcas e patentes, software, fundo de comércio adquirido.
O permanente compreende pelos bens e direitos não destinados à transformação direta em meios de pagamentos.
Os subgrupos do passivo:
O passivo circulante compreende-se pelo agrupamento das contas que representam as obrigações da empresa, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, e que deverão ser pagas dentro de um ano após o balanço (prazo de 12 meses seguintes após o balanço).
O passivo não circulante