Sugestões Metodologicas para o Ensino da Gramática
O ISCED é uma instituição de Ensino Superior vocacionada para a formação de professores do Ensino Secundário e quadros para a área de Investigação Científica, no domínio da Educação.
Terminada a parte curricular dos cursos de licenciatura, a Instituição impõe a elaboração do Trabalho de Fim do Curso, que vai sancionar o grau de licenciado, no nosso caso em Linguística∕Português.
As Normas para a Elaboração de Trabalho de Fim de Curso, no seu capítulo I estabelecem que “Os temas desenvolvidos nos Trabalhos de Fim de Curso (…) devem corresponder, fundamentalmente, aos aspectos cardinais concernentes aos problemas educativos, pedagógicos, psicológicos de direcção do processo docente-educativo, etc., que constituem interesse para a sociedade Angolana.”
Em concordância com esta disposição, o nosso trabalho direccionou-se para a Escola do I Ciclo do Ensino Secundário de Quipungo, devido à troca de experiências que tivemos, como professores de Língua Portuguesa, em escolas diferentes, e a escola em questão despertou-nos a atenção, pelas particularidades que os seus alunos apresentam. (Ver 2.2.3)
A escolha do tema propriamente dito, Sugestões Metodológicas para o Ensino da Gramática, deveu-se ao facto de termos constatado desconhecimento de conteúdos como classes gramaticais, funções sintácticas; dificuldades na conjugação verbal, na divisão e classificação de orações, entre os alunos com quem temos trabalhado.
A falta de conhecimento da gramática pode levar à produção de enunciados mal estruturados que, no limite, poderão dificultar, ou mesmo impedir, a comunicação clara e eficiente. Por isso, e para obstar, no âmbito das nossas actuações docentes, a essa possibilidade, a nossa preocupação e a nossa escolha.
0.1- IMPORTÂNCIA E ACTUALIDADE DO TEMA
Actualmente, há uma recomendação muito grande, por parte de alguns autores, para uma revisão na metodologia do ensino da gramática.
Esta recomendação actualiza-se e