Analise Do Livro Portugu S Linguagens
Thereza Cochar Magalhães
William Roberto Cereja Saraiva
7ª edição 2012
A coleção Português Linguagens, elege os gêneros como objetos de ensino e os vincula à realização de projetos temáticos. Nessa perspectiva, desenvolve uma proposta de ensino construtivo em leitura, produção escrita e análise lingüística, possibilitando aos alunos apropriarem-se das características temáticas, estruturais e estilísticas dos gêneros em estudo. No tratamento da gramática, a obra adota a abordagem tradicional dos conteúdos, voltada para a exposição de conceitos e classificações e a prescrição de normas de uso. O trabalho com a oralidade contempla a produção de alguns gêneros adequados para situações públicas e formais, cujas características são abordadas de forma transmissiva.
Como ponto forte, pode-se destacar na coleção é o equilíbrio entre os eixos de ensino e a associação destes por meio de projetos.
Os volumes da coleção organizam-se em quatro unidades temáticas, cada uma com quatro capítulos. O último capítulo de cada unidade destina-se à realização de um projeto.
O eixo da leitura aborda diferentes facetas do ato de ler. As atividades levam o educando ao desenvolvimento de capacidades de leitura relevantes, promovem leitura expressiva, dramatizações e declamações, propõem o estudo comparado entre um texto verbal e outro de linguagem diferente; suscitam a troca de ideias entre os alunos para desenvolver a capacidade de expressão e de argumentação oral. No final, a seção oferece um pequeno texto para leitura de fruição, objetivando despertar o prazer de ler.
A seção “Produção de texto” abrange a oralidade e a escrita e toma como objeto de ensino os gêneros textuais diversos. Quanto aos textos escritos, as atividades situam a prática da escrita em seu contexto social de uso e as propostas definem as condições de produção e circulação, geralmente ligadas ao projeto. Contudo, por vezes falta detalhamento a respeito das etapas do processo de produção e