Escola e saude
O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar Des. Odilo Costa Filho foi reelaborado em 2013 com a participação efetiva dos representantes de todos os segmentos da escola e está organizado em forma de um documento sistematizado contendo as diretrizes desta escola, como forma de desenvolvimento da melhoria e da qualidade do ensino.
Numa perspectiva de educação transformadora, buscou-se inspiração nos princípios de liberdade, ideais de solidariedade humana e preparo para o exercício da cidadania, concebida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pautada pelo Relatório para a Unesco de Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, primando por uma aprendizagem significativa, baseada em experiências anteriores que favoreçam a construção do conhecimento pelo educando, com ênfase na concepção construtivista e multicultural, subsidiada pela vertente sócio-histórica de Lev Vigotsky, contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Referencial Curricular do Estado do Maranhão.
Desse modo, materializou-se um conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e orientam a prática política-pedagógica desta escola, a partir de um trabalho consciente e organizado na busca da evolução do processo educativo.
1. INTRODUÇÃO
Para que a escola cumpra sua função social de formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de decidir os seus destinos, é preciso administrá-la de modo eficiente e eficaz. Nesse sentido, reconstruir o Projeto Político- Pedagógico para a instituição educativa significa enfrentar o desafio da inovação emancipatória ou edificante, tanto na forma de organizar o processo de trabalho pedagógico como na gestão que é exercida pelos interessados, o que implica o repensar da estrutura de poder.
Dada a sua relevância como eixo central da organização do trabalho escolar e tendo em vista que o Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar Des. Odilo Costa Filho já possui