Saúde nas escolas
Anny Sofia Gonçalves¹
Damires Aline de Oliv. Pinto²
Graziela Correia de Oliveira³
Resumo:
A educação e saúde está presente nos anos iniciais da escola de forma diversificada. As professoras tornam exemplos disso, como parte do cotidiano da escola, e muitas atividades envolvem músicas e videos nos anos iniciais. Taís professores recebem pouca ou nenhuma formação específica para lidar com a saúde, e adaptam o conteúdo de forma lúdica para que os pequenos filtrem melhor as informações. Políticas educacionais consistentes, contribuem para uma ação colaborativa, reorganizando o espaço para a saúde na educação.
Palavras-chave: Saúde na Educação. Políticas Educacionais. Anos Iniciais da Escola.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é uma sintese de uma pesquisa realizada em escolas, relacionada a seguinte temática: “Saúde nas Escolas”. A temática em questão, abrange muitas propostas de aula para qualquer fase, seja esta Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, ou qualquer outra faixa etária.
A saúde faz parte do nosso cotidiano, e a educação em geral tem contribuido cada vez mais para a abordagem desse tema nas escolas.
MATERIAIS E MÉTODOS
2 PESQUISA RELACIONADA
Para discutir algumas questões levantadas nas pesquisas nas escolas, esse texto será dividido em 5 partes, cada uma delas tratando de pontuar as questões da pesquisa: 1) O que é Saúde? ; 2) Você desenvolve o tema em suas aulas? ; 3) Como o tema é abordado nas aulas? ; 4) Como os alunos filtram essa questão? ; e 5) Como os alunos passam um feedback do tema Saúde?
2.1 O que é Saúde?
É tudo que envolve nosso corpo e mente , o nosso bem-estar, nossa saúde, alimentação, e qualidade de vida. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objeto de vida, se trata de um conceito positivo. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional. Assim, o conceito saúde, tornou-se muito