Rochas
COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – Governo do Est. São Paulo ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL - Etec “PRESIDENTE VARGAS” – MOGI DAS CRUZES
Técnico em Edificações – profº Luiz B.S. Melo
ESTUDO DOS SOLOS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
ROCHAS NATURAIS
I – Generalidades e classificação
Denomina-se pedra de construção toda classe de rochas naturais que possa ser empregada na construção civil.
As pedras naturais, constituem juntamente com as madeiras, a mais importante classe de materiais, que pode ser utilizada em obras de engenharia e construção, sem alteração de seu estado natural.
Do ponto de vista de sua resistência mecânica todas as rochas são utilizáveis em construção; porém atendendo outras condições que o material deva apresentar, a fim de ser indicado para o uso especificado e adequado.
Para fins construtivos, além de resistência à fadiga mecânica (compressão, tração, flexão e desgaste), devem também ser considerados: a resistência às ações do tempo (água, calor, gelo), bem como eventuais ações de agentes químicos. A resistência às intempéries depende da composição, textura, porosidade e resistência mecânica do material. O estudo das condições da pedreira, o exame petrográfico, a determinação da compacidade, grau de absorção de água, resistência mecânica, desgaste, tenacidade e resistência aos agentes químicos, dão indicações completas sobre a boa qualidade e durabilidade da pedra.
Além do uso estritamente estrutural, as pedras podem ser utilizadas para paredes e muros de alvenaria, blocos de pavimentação, agregados para concreto de cimento, lastro de vias férreas, material de sub-base de pavimentação ou macadame em rodovias, utilização como revestimento de paredes, utilização em pisos, e outras aplicações decorativas.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua posição geológica, estrutura física e composição química.
Geologicamente,