sucessões
** Caput com redação determinada pela Emenda Constitucional n 19, de 4 de junho de 1998.
Mantega descarta novas ações de incentivo.
Após o crescimento fraco da economia no primeiro trimestre, o ministro Guido Mantega disse que o governo certamente revisará para baixo a proteção de alta de 3,5% para o Pib neste ano.
As medidas de incentivo aos investimentos adotados desde 2011, como linhas de credito mais baratas para as empresas, continuam tendo efeito, tornando desnecessárias novas ações.
O resultado do PIB derrubou o principal índice de ações da bolsa (IBOVESPA), que fechou em queda de 25%, aos 54634 pontos.
Mantega também minimizou preocupações com o impacto da recente alta do dólar sobre a inflação, e frisou que o câmbio não é um instrumento de controle de preços.
As declarações do ministro contribuíram para impulsionar mais uma alta da moeda norte – americana, que fechou o dia com valorização de 1,52% frente ao real, cotada a R$ 2,106 o maior valor de fechamento desde 04 de dezembro do ano passado.
Apesar do impacto da desvalorização do real sobre a inflação. O Banco Central brasileiro não tem atuado no mercado cambial para segurar o aumento da cotação do dólar nos últimos dias.
Contudo todos os atos do executivo estão vinculados ao principio da publicidade, visto que os índices econômicos devem ser divulgados amplamente.