Sucessão Familiar
Sucessão Familiar
Atualmente, uma das maiores preocupações do mundo empresarial diz respeito à sucessão em cargos de liderança. Tal preocupação ocorre devido a alguns desastrosos processos de sucessão empresarial, principalmente no caso de empresas familiares.
Empresas familiares têm sempre a presença do fundador, este é quem toma as decisões. O problema é que boa parte dessas decisões são tomadas com base no emocional e intuitivo. Mas se este fundador for esperto, consegue fazer uma boa sucessão.
Quando é chagada a hora de repassar o cargo, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar. Se for considerado só o fato de que a empresa tem que ser passada para herdeiros(filho, neto, irmão, etc.) isso pode ser trágico.
Na empresa familiar, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos têm condições de conduzir a mesma. Nem sempre os filhos estão aptos a assumir uma empresa. Há casos de que os filhos mesmos não querem tomar essa responsabilidade, ou até mesmo o pai é quem não quer passar a empresa para um filho.
Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade. No entanto, o filho deverá participar. Um bom negócio será feito, se o filho estiver preparado profissionalmente, e com plena conscientização da família.
Dicas importantes com relação à empresa familiar e ao processo de sucessão.
Toda empresa familiar deve prever quem tem condições de assumir a gestão da empresa, em caso de impedimento do gestor principal.
Herdeiros da empresa que tenham interesse em assumir os negócios devem estar preparados. Conhecimentos teóricos e exercícios práticos são fundamentais.
Todos