SUBSTÂNCIAS PURAS E PONTO DE EBULIÇÃO DA AGUA
Substâncias puras
Substância pura é aquela formada exclusivamente por moléculas ou átomos iguais. Por terem composição definida, possuem ponto de fusão, solidificação e ponto de ebulição constante. As substâncias puras podem ser simples ou compostas como, por exemplo, o gás nitrogênio (N2), que é uma substância pura simples, já que é formado apenas pelo elemento Nitrogênio. Já a água é uma substância pura composta, pois contém dois elementos em suas moléculas (H2 + O). É raro encontrar substâncias puras na natureza. Na maioria das vezes elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento ou métodos de purificação.
Ponto de ebulição
O Ponto de Ebulição (PE) de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o gasoso. Quando fervemos a água, podemos observar que ela não passa toda ao mesmo tempo para o estado de vapor. Primeiro há a formação de bolhas no fundo do recipiente. Somente com um maior ganho de energia cinética, ou seja, aquecendo mais a água, é que o vapor ficará com a pressão igual à atmosférica e, por fim, subirá para a superfície, entrando em ebulição.
Toda substância pura, ou seja, que é constituída apenas de uma substância apresenta o PE fixo. O da água é de 100°C ao nível do mar. Assim, se estiver ao nível do mar, a temperatura da água não ultrapassará os 100°C na forma líquida, mas permanecerá constante até que todo o líquido vire vapor. Deve-se levar em conta que o ponto de ebulição varia com a altitude, já que a pressão atmosférica varia com a mesma. Quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e quanto menor a pressão, maior o ponto de ebulição. A água, em pressões muito baixas, ferve a temperaturas bem inferiores a 100 °C.
No princípio do funcionamento de uma panela de pressão, há o aumento da pressão dentro da panela e isso faz com que ou ponto