Substancias orgânicas
a)carboidratos(glicídios/açucares)
são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição. Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares (não somente o açúcar que estamos acostumados). Seus nomes terminam em ose (sacarose, glicose, frutose, maltose, lactose...). A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. O amido também é carboidrato, é uma reserva vegetal de energia, e é composto por glicose polimerizada. Portanto, tudo que utiliza farinhas (massas, pães, etc.) são ricos em carboidratos. Assim como doces, salgadinhos, etc.
b)lipídio
são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias. São mais calóricos no metabolismo de construção, são utilizados na produção de hormônios esteroides, promovem a produção de tecido adiposo unilocular, estruturam as células que são formadas por membrana plasmática, são importantes para hibernação e evitam a perda excessiva de calor para o ambiente, quando o indivíduo está dentro de um local mais frio.
c)proteínas
são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídios tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma função biológica. São compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular, sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de