Cannabis Sativa
Tecnologia Aplicada em Benefícios da Cannabis sativa
Lavras
2014
Ana Luisa Arantes
Isabela Gomes
Letícia Ferreira
Luciana Miguel
Samira Prado
Sara Bastos
Thuila Masson
Victória Dias
Os efeitos dos Canabinóides
Ciência Tecnologia e Sociedade
Turma 20 A
Lavras
2014
Resumo
A Cannabis é uma planta utilizada pelo homem há aproximadamente 12.000 anos. Seu uso era destinado como alimentação, ornamentação e também no tratamento de doenças. Atualmente, com o avanço da tecnologia, a Cannabis sativa (a mais comum em países tropicais) está sendo empregada na medicina tradicional por suas propriedades terapêuticas com seus diversos efeitos.
A planta quando utilizada na forma de fumo apresenta associações com inflamação das grandes vias aéreas, sintomas de bronquite e problemas pulmonares. Além disso, essa forma de uso também apresentou efeitos maléficos na fisiologia da reprodução masculina, com diminuição dos níveis de testosterona no homem.
Em indivíduos que utilizam Cannabis como droga de abuso houve o desenvolvimento de psicose e com maior probabilidade de passar a doença aos seus sucessores criando um possível histórico familiar de esquizofrenia. Mas, perante tantos aspectos negativos, como acontece em todas as drogas utilizadas como medicamentos, há também, aspectos positivos que influenciam na melhoria da qualidade de vida de pacientes que sofrem com diferentes doenças.
As principais substâncias encontradas na maconha são denominadas como Tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CDB), e compostos provenientes da planta como marinol, nabilone, dronabinol e sativex, estão sendo estudados para relacionar suas estruturas químicas às suas atividades biológicas no corpo humano. Sabe-se que os canabinóides são sintetizados no sistema nervoso humano e, recentemente, houve a descoberta que relata sobre outros locais que também há esse processo de síntese, como no