Cannabis sativa
CAMPUS JATAÍ
CURSO DE DIREITO
PEDRO MENDES BORGES JUNIOR
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO:
A LEGALIZAÇÃO DA CANNABIS SATIVA
JATAÍ-GO
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS JATAÍ
CURSO DE DIREITO
PEDRO MENDES BORGES JUNIOR
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO:
A LEGALIZAÇÃO DA CANNABIS SATIVA
Relatório técnico-científico apresentado á Universidade Federal de Goiás – UFG, visando avaliação da mesma para a disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito ministrada pela professora Lacerda Freire.
JATAÍ-GO
2012
SUMÁRIO
Página
1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 4 2. ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO 8 3. OBJETIVOS 8 4. CONTRIBUIÇÕES 9 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
A planta Cannabis Sativa e um arbusto que mede cerca de dois metros de altura, sua origem e Asiática, sendo que ela cresce geralmente em zonas tropicais e temperadas. Essa planta já e datada desde 7.000 anos a.C. sua utilização já foi feita como medicinal no oriente médio para tratar enfermidades como prisão de ventre, malária e dores menstruais, sendo que atualmente sua utilização tem se expandido para tratamentos da AIDS, câncer, esclerose múltipla , tratamentos de dependência contra o crack e cocaína e por fim como anestésico. Outras funções encontradas para essa planta foi na produção de artigos têxteis, outras sociedades também passaram a utilizar essa planta como os gregos, romanos, africanos, indianos e árabes, que a utilizavam como alimento, medicina, combustível, fibras e fumo. De 1000 a.C até o século XIX ela foi uma das mais utilizadas plantas no ramo medicinal, sendo isso possível por sua fibra ser muito resistente e também por ela poder ser plantada em praticamente qualquer tipo de solo. Devemos destacar que no século XIX essa planta também foi muito utilizada como um psicotrópico por diversos artistas e escritos, com o passar do tempo o consumo foi crescente nas diversas classes sociais da época.
O cultivo dessa planta se iniciou no Oriente