Substâncias orgânicas e inorgânicas
Carboidratos
Também chamados glicídios ou hidratos de carbono, os carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
O nome hidratos de carbono se refere ao fato dessas moléculas serem formadas a partir de carbono e água.
Os monossacarídeos são os carboidratos mais simples (são solúveis em água). São exemplos os açúcares: glicose e frutos ; ribose e desoxirribose
Os dissacarídeos são formados a partir da união de dois monossacarídeos (são solúveis em água). Exemplos: lactose, maltose, sacarose.
Os polissacarídeos são moléculas grandes formados por vários monossacarídeos ligados entre si (não são solúveis em água).
Lipídios
São moléculas constituídas principalmente de carbono, oxigênio e hidrogênio, e sua natureza é hidrofóbica. Quando colocamos lipídios em água forma-se uma mistura heterogênea como na imagem abaixo.
Proteínas
São polímeros constituídos de monômeros chamados aminoácidos. Compõem-se basicamente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. As proteínas fazem parte da estrutura das células e também participam de praticamente todas as reações químicas que acontecem dentro delas.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos. No entanto, existem milhares de tipos de proteínas em cada organismo.
As proteínas podem ter diferentes formas, que estão relacionadas com diferentes funções.
Exemplos:
- proteínas estruturais
- proteínas de defesa
- proteínas transportadoras
- hormônios
- enzimas
Vitaminas
Embora sejam utilizadas em doses muito pequenas, as vitaminas são fundamentais para as células porque delas depende o funcionamento de muitas enzimas. Podem ser hidrossolúveis (que dissolvem em água) ou lipossolúveis (que dissolvem em lipídios).
Substâncias inorgânicas
Água (H2O)
A água é a substância mais abundante nas células e, portanto, nos seres vivos. Cerca de 60% da massa de uma pessoa adulta é constituída por água.
A água é o solvente universal (substância com maior capacidade de