Substancias orgânicas e inorgânicas das células
A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada. Segundo Médicos Sem Fronteiras, a cada ano entre 3,5 a 5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de desnutrição nos países subdesenvolvidos.
A causa mais frequente da desnutrição é uma má alimentação. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação e causar a desnutrição e falta de alimento.
Há estudos recentes que indicam a existência de vínculos entre desnutrição infantil e o surgimento de doenças como hipertensão, diabete e doenças coronárias.
Quais são os sinais e sintomas da desnutrição?
Os sintomas da desnutrição dependem da sua gravidade e duração, mas podem compreender desmaios, ausência de menstruação, atraso do crescimento nas crianças, perda de cabelo. A depleção do glicogênio causada por ela leva à apatia e prostração. Por sua vez, quando há hipoglicemia, as funções do cérebro sofrem muito. Sem o tecido adiposo subcutâneo a pele torna-se mais grossa, há grande perda de massa muscular e as feições do indivíduo ficam mais esqueléticas. A força muscular diminui muito e pode sobrevir o óbito. Um estado crônico de desnutrição leva a alterações notáveis e irreversíveis do desenvolvimento físico e mental. Pessoas desnutridas estão mais sujeitas às doenças, devido a uma debilitação do sistema imunológico.
Como tratar a desnutrição?
A solução da desnutrição muitas vezes demanda mudanças no quadro social e passa pela reeducação alimentar da criança e da família. Em muitos casos é necessário tratar as condições clínicas que estejam levando à desnutrição. A restituição de uma alimentação adequada é essencial.
Como prevenir a desnutrição?
O melhor meio de prevenir a desnutrição é uma alimentação bem balanceada ou a eliminação dos fatores que estejam prejudicando a ingesta ou absorção de alimentos. Nos casos de insuficiência de alimentos é preciso garantir um aporte adequado.
Como evolui a desnutrição?
Quando a ingestão de nutrientes é